
Dinâmicas do Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar
A ACRIDAS acolhe crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados de suas famílias por terem seus direitos violados, em razão de situações diversas de negligência, violências e maus tratos.

As crianças são encaminhadas ao acolhimento institucional pelo Conselho Tutelar de referência, com deferimento do Poder Judiciário, ou encaminhadas diretamente pelo Poder Judiciário. Ao chegar na instituição, a criança é recebida e acolhida pela equipe técnica (assistente social e psicólogo) a qual dará início ao acompanhamento efetivo da mesma e da sua respectiva família.
Durante esse processo, caso a equipe técnica de referência veja que a criança apresenta demanda, seja por questões sociais, emocionais e/ou processuais, para a modalidade de acolhimento familiar, é sugerido e solicitado ao Judiciário, a sua transferência para o Programa Família Acolhedora, que apresenta uma proposta de atender as necessidades da criança de forma mais individualizada. Em alguns casos, a criança ou adolescente já é encaminhada diretamente para o acolhimento familiar, por determinação judicial, sem que necessariamente passe pelo acolhimento institucional.

As equipes de acolhimento institucional e familiar trabalham juntas e existem processos de análise para melhor atender as necessidades da criança no tempo em que está sob os cuidados da Acridas.
Saiba mais sobre as instalações do acolhimento institucional e do processo de capacitação e detalhes sobre o acolhimento familiar na conversa entre a Angela (estagiária do Acolhimento Familiar), Keyla (psicóloga do Acolhimento Institucional) e Thais (assistente social do Acolhimento Familiar) no nosso vídeo do Youtube!
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:

Você pode fazer parte dessa jornada de amor e transformação fazendo uma doação para que tenhamos recursos para dar às crianças acolhidas acesso a uma história digna e cheia de alegria e novas oportunidades.