
Acolhimento na Modalidade Casa Lar
Fundada em 08 de agosto de 1984, calcula-se que mais de 2.000 crianças passaram alguma fase de suas vidas na ACRIDAS.
O programa ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL busca cuidar de crianças vítimas de violência doméstica, velando pela proteção integral de seus direitos e criando condições para que voltem a conviver em família (origem, ampliada ou adotiva). Para isso, a ACRIDAS possui uma equipe multidisciplinar que presta atendimento social, psicológico, pedagógico e jurídico às crianças que se encontram em situação de risco e que foram afastados do convívio diário de suas famílias de origem por ordem judicial.
Capacidade de Atendimento:
Atividades Socioassistenciais e Psicológicas:
• Política de proteção interna: capacitação para todos os funcionários da ACRIDAS na área da prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes;
• Visitas mensais domiciliares às famílias de origem;
• Acompanhamento semanal da equipe técnica a fim de identificar, discutir e avaliar junto à família de origem possíveis situações e problemas que possam interferir no retorno da criança ao lar;
• Acompanhamento terapêutico dos acolhidos com problemas emocionais, psicológicos e psiquiátricos;
• Acompanhar a reintegração do acolhido na sua família de origem (ou ampliada) após determinação judicial;
• Incluir todos os acolhidos na faixa etária de 12 a 18 anos incompletos no Programa de Apadrinhamento Dindo;
• Realizar acompanhamento quanto aos cuidados de saúde dos acolhidos;
• Fornecer aos acolhidos alimentação em quantidade e qualidade suficientes, observando as necessidades nutricionais em consonância com as normativas da vigilância sanitária;
• Acompanhamento personalizado das Casas Lares;
• Promover atividades lúdicas para os acolhidos visando seu desenvolvimento pessoal e social;
• Promover atividades educativas para os acolhidos visando seu desenvolvimento pessoal e social através de oficinas que abordem os temas: educação sexual, prevenção ao usos de drogas, ECA e saúde do adolescente.





Atividades Pedagógicas:

ARTES: A arte é uma linguagem que estimula a criatividade, a sensibilidade, a manifestação espontânea e auto expressiva, centrada no desenvolvimento da criança.

HORA DO CONTO: Apropriar-se da função social da leitura e da escrita(letramento), contribui para o desenvolvimento da cidadania plena, isto só é possível com a convivência com narrativas orais e escritas, com diversos gêneros literários: livros, revistas, jornais entre outros.

BRINQUEDOTECA: Na instituição de acolhimento a brinquedoteca tem uma função pedagógica, é elaborada para estimular o brincar, possibilitar acesso a um vasto acervo de brinquedos que estimule a criança a experimentar, explorar, criar, conhecer, manipular de modo que possa contribuir para seu conhecimento, autonomia e liberdade.

MÚSICA: A música é utilizada como suporte para formação de hábitos, atitudes e comportamento. É possível fazer uso da linguagem musical como um instrumento de alegria e prazer, mas também como suporte em momentos afetivos, na criação ou fortalecimento de vínculos e interação.

TEATRO: O teatro como recursos pedagógico contribui para superar ou minimizar a insegurança, a dificuldade de expressar-se e a falta de criatividade, o diálogo, permite e suscita o envolvimento do grupo, o improviso, elementos vitais para a aprendizagem.

JOGOS: Utiliza-se a linguagem do jogo e suas implicações como ferramenta para a compreensão de regras de conduta, da moral, da cidadania, da socialização e interação, da resolução de conflitos, de saber perder, do compartilhar etc.

LIVRO DA VIDA: Para despertar conversas sobre a situação atual e a acreditar que sua história pode ter novos rumos, as crianças participam da construção do portfólio, uma ferramenta pedagógica utilizada para apresentar os momentos especiais vividos pela criança durante o tempo de acolhimento.

CULTURA, ESPORTE E LAZER: Proporcionar acesso à atividades culturais e de lazer com visitas a parques, museus, teatro, cinema, feiras entre outros, principalmente em períodos de férias escolares.
Atividades Psicopedagógicas
O psicopedagogo é o profissional habilitado a lidar com os processos de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança ou adolescente, ao adulto ou à instituição, estimulando aprendizagens significativas, de acordo com suas possibilidades e interesses. O psicopedagogo deve ser um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada.
A PSICOPEDAGOGIA NA ACRIDAS
O atendimento Psicopedagógico na ACRIDAS, tem como objetivo, retirar as crianças da sua condição inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de auto-estima, fazendo-as perceber suas potencialidades, recuperando desta forma, seus processos internos de apreensão de uma realidade, nos aspectos: cognitivo, afetivo-emocional, social e espiritual. As crianças são encaminhadas pelo setor pedagógico da ACRIDAS, e passam por uma pré-avaliação diagnóstica, que facilita a intermediação entre equipe técnica, escola e educador social. As intervenções psicopedagógicas, contam com a participação de Especialista, estagiários e voluntários da área da Psicopedagogia.





Cuidando do Cuidador:
- Contribuir no desenvolvimento pessoal, emocional e profissional da equipe técnica e das cuidadoras residentes e de seus auxiliares;
- Acompanhamento terapêutico quando necessário;
- Cursos de capacitação;
- Oportunizar momentos de lazer;