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As perspectivas da educação

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.”
– Provérbio Africano

O provérbio africano muito comentado nas comunidades educativas, traz reflexão sobre a responsabilidade coletiva pela aprendizagem de crianças e adolescentes.  Conforme Libâneo (2010), o fenômeno educativo é complexo e multidimensional, suas funções e especialidades podem ser analisadas sob os enfoques antropológico, sociológico, econômico, psicológico, biológico, histórico e pedagógico. Para o autor, o termo “educação” aplicado em um único enfoque, reduz o conceito para um entendimento parcializado, não abrangendo as várias áreas que se ocupam do fenômeno educativo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB (1996), no seu artigo 1° ressalta que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 1996).

Ampliar o conceito de educação, resulta em compreender os campos diferenciados que ela abrange, campos, estes, destacados por Gohn (2010), como educação formal, informal e não formal. A educação formal se caracteriza por ser estruturada, organizada, sistematizada e planejada, a educação escolar apresenta este perfil. A educação informal compreende os valores, costumes, criação de filhos, são práticas educativas que atuam efetivamente na formação da personalidade. Já a educação não formal é abordada numa perspectiva promotora de mecanismos de inclusão social. As práticas da educação não-formal se desenvolvem em espaços como organizações sociais, associações, programas de garantia de direitos, espaços de interação e integração, onde processos educativos intencionais se concretizam por meio das artes, esportes cultura e lazer. Faz-se necessário articular a educação em seus diferentes campos para que os processos de formação do indivíduo como cidadão efetive-se.

Como orienta o artigo 4° do Estatuto da Criança e do adolescente:

– É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (BRASIL,1990)

Das garantias de direitos inerentes a vida, destaco o direito a educação. A família é a principal instituição responsável pela educação informal, porém, enquanto a criança estiver, por medida protetiva, inserida no acolhimento institucional, o educador social assume parte deste papel, e a educação informal acontece no dia a dia da criança, nas orientações do educador para desenvolvimento ou aquisição de novos hábitos de higiene e cuidados pessoais, de alimentação, na aquisição da autonomia, interação e socialização entre pares etc. A educação formal acontece no ambiente escolar, espaço de desenvolvimento, aquisição de conhecimento e inserção de mundo. Ao pedagogo institucional cabe acompanhar de perto a vida escolar de cada acolhido, desde a matrícula, acompanhamento das crianças inseridas em programas de atendimentos pedagógicos especializado, planejamento de rotina de estudos, realização de tarefas e pesquisas, participação nas reuniões escolares etc.

Já a educação não formal das crianças da ACRIDAS, acontece por meio de projetos e atividades lúdico-pedagógicas elaborados e aplicados visando contribuir para promoção social, com enfoque nas artes, na cultura, no esporte, lazer e convivência comunitária. A arte é abordada como uma linguagem que estimula a criatividade, a sensibilidade, a manifestação espontânea e auto expressiva, centrada no desenvolvimento da criança. Na linguagem musical, excepcionalmente na criança, utilizada como suporte para formação de hábitos, atitudes e comportamento, constitui-se um instrumento de alegria e prazer, de suporte em momentos afetivos, na criação ou fortalecimento de vínculos e interação, uma demanda emocional que faz parte do ambiente da instituição. No esporte utiliza-se a linguagem do jogo e suas implicações como ferramenta para a compreensão de regras de conduta, da moral, da cidadania, da socialização e interação, da resolução de conflitos, descobertas de novas habilidades e competências. Assim como a Cultura, a convivência comunitária contribui para novas experiências e oportunidades de ampliar horizontes, para conhecimentos de mundo, o respeito as diferenças, ao outro, a sua história, seus costumes, religião, tolerância, preconceitos etc. 

Assim como diz o provérbio africano, todo este trabalho educativo só é possível com o diálogo constante de uma equipe técnica multidisciplinar da ACRIDAS, focada no desenvolvimento integral da criança, bem como por parceria com poder público e privado, empresas, voluntariado, estagiários e tantos outros que assumem esta responsabilidade de guardiãs dos direitos da educação multidimensional da criança e do adolescente.


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